Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

ATM Abertura de Temporada de Montanhismo

 Pedra do Paraibuna





Monte Serrat – RJ

           
            O distrito de Monte Serrat abriga uma das mais imponentes formações rochosas do circuito da Estrada Real, a PEDRA DO PARAIBUNA.
            Localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Monte Serrat é uma pequena localidade, de traços rurais e povo extremamente acolhedor. Marcado por história, esse pequeno distrito de Comendador Levy Gasparian guarda um museu ferroviário, que trás lembranças dos tempos áureos das ferrovias, e ao atravessar a fronteira de Minas encontramos uma ruína do que em algum momento do passado foi uma Casa de Cobrança do Quinto, imposto da Coroa Portuguesa frente ao ouro garimpado nas Minas Gerais.
        Além desta breve apresentação da importância histórica de Monte Serrat, o que realmente motivou meros MONTANHISTAS e ESCALADORES a se transformarem em EXPLORADORES e CONQUISTADORES foi a imponente parede da Pedra do Paraibuna. 


         O ano de 2014 foi marcado pela primeira conquista na parede esquerda da montanha, com a Via SNAKE PROTECTION aberta por Sandro Couto, esta via é a única que faz o cume da montanha, ou seja, foi conquistada do solo da base até cume da montanha. Com mais de 300 mts esta via ainda guarda lances em diedros aéreos espetaculares e foi crucial para a motivação de abrir outras vias.
              Na temporada de 2014, fizemos várias escaladas na pedra do Paraibuna, iniciando assim uma integração harmoniosa entre os escaladores de Juiz de Fora, no intuito de explorar toda a potencialidade da escalada na pedra do Paraibuna.
          Outro fato interessante foi a união do ERA Esportes Radicais de Aventura, principal empresa formadora de escaladores da região que atua de portas abertas mostrando que o montanhismo pode ser praticado por todos e do ESCALADAS JF, principal veiculo de informação sobre escalada e montanhismo da região ativo a mais de 20 anos sempre trazendo informação de qualidade com impacialidade, através do movimentado blog escaladasjf.blogspot.com.


       A parceria destas 2 bandeiras do montanhismo regional junto com o espírito de conquista que os escaladores da cidade agregaram a este grupo, funcionou como mola percussora para a exploração consciente da pedra do Paraibuna. Deste modo, esse mesmo grupo de ávidos exploradores então passa a ser pictoricamente denominado de LADO NEGRO DA FORÇA, referenciando aos filmes de Guerra nas Estrelas.

Arte criada por Gustavo GutGut

       No final do ano de 2014, os escaladores Sandro Couto, Thiago Medina, Rodrigo Bohnenberger, Gilmar Costa, Lucas birula, Daniel Ferri, Rodrigo Mitterhofer, Helder Souza, Gustavo GutGut, iniciam as primeiras ações para a conquista das paredes do Paraibuna.               Após conversa com os proprietários das áreas do entorno da montanha e as devidas autorizações para a exploração pratica de escalada no local, inicia-se a conquista do setor Lado Negro da Força. 
       Desde então o ano de 2015 foi dedicado à abertura de diversas vias neste setor. Foram praticamente todos os finais de semana de 2015, e às vezes íamos durante a semana também.
         Como conseqüência de toda essa dedicação o ano de 2015 foi marcante pois foram conquistadas as vias 100% anti ético 5º, Grau Gil 5º, Paraibuns Rock Paradise 5º, Estrela da Morte 3º, R2D2 4º, C3PO 4º, Darth Vader 4º, Stormtrooper 5º, Princesa Lea 4º, Ataque dos Clones 4º, O Retorno de Jedai 3º e Guerra nas Estrelas 4º, além do bloco Jurassik  Park com vias esportivas, vias também no setor costão (fenda do bikini), vias no setor bibalonia (Anão Maldito 3º 200 mts) e  ainda temos diversos projetos já iniciados para a temporada 2016.

                             Setor Lado Negro da Força 

Com todo esse movimento acontecendo em Monte Serrat, começamos literalmente a fazer parte da comunidade local.  Atualmente contamos com um abrigo de montanha em Monte Serrat, destinado ao apoio aos conquistadores e eventuais escaladores convidados. O abrigo tem como principal finalidade ser um espaço de coletividade em prol do fomento da escalada na região, funciona como ponto de informação sobre as escaladas locais no que tange a ética local e as regras de boa convivência na montanha. É preciso enfatizar que as áreas de escalada de Monte Serrat são propriedades particulares, e a autorização para acesso foi arduamente negociada com os donos, perfazendo assim uma responsabilidade de todos para o bem estar das atividades na montanha.

Abaixo as normas de conduta exigidas pelos conquistadores:

ÉTICA LOCAL NA PEDRA DO PARAIBUNA


1. Não cavar agarras;
2. Não colocar agarras artificiais em rochas;
3. Respeitar as fendas com possibilidade de proteção através de equipamentos móveis perfurando a rocha somente quando necessário;
3.1 Qualquer novo projeto de conquista na Pedra do Paraibuna deverá ser encaminhado ao Grupo gestor da escalada local, situado no abrigo de montanha do Paraibuna, em Monte Serrat, para avaliação do local, possível rota, análise do projeto e viabilidade;
 3.2 Todas as áreas de escalada da Pedra do Paraibuna são particulares, e a viabilidade de qualquer projeto depende da autorização dos proprietários, que será realizada via Grupo gestor da escalada local, que já integra a comunidade local;
4. Respeitar a vez de qualquer escalador que tenha chegado primeiro na via de escalada, ultrapassando somente com a permissão da equipe que chegou primeiro;
5. Optar pela forma de descida que seja menos impactante ao ambiente;
5.1 Em vias que fazem cume, optar pela descida por trilha;
6. Respeitar a população das áreas de escalada durante as visitas identificando-se antes de entrar em propriedades;
7. Informar-se e respeitar a ética do local que estiver visitando;
 8. Praticar e divulgar as técnicas de escalada de mínimo impacto;
9. Não molestar, capturar ou alimentar a fauna encontrada nos locais de escalada;

CONDUTAS E BOA RELAÇÃO SOCIAL


1. Observar e respeitar as normas contidas nos regulamentos que regem as áreas visitadas;
2. Manter a boa aparência, a higiene pessoal e vocabulário adequado durante a pratica de escalada na pedra do Paraibuna e no entorno;
3. Trazer todo o seu lixo de volta e certificar-se que seus acompanhantes farão o mesmo;
4. Zelar pela boa imagem da atividade do montanhismo enaltecendo sempre a simplicidade, naturalidade e segurança da atividade;
5. Apoiar o desenvolvimento da conduta de mínimo impacto participando de seminários, reuniões e discussões, buscando adotar os métodos menos degradantes ao ambiente;
6. Ter consciência quanto aos perigos objetivos inerentes às atividades envolvidas durante o percurso;
7. Estar de acordo com as sanções previstas, caso seja verificado o não cumprimento de qualquer dos itens de Conduta, Ética ou Segurança da escalada na pedra do paraibuna. 






















            É com imenso prazer que no dia 15 de maio de 2016 iremos realizar a ATM2016JF apresentando a Pedra do Paraibuna.
       Serão apresentadas mais de 13 novas vias de escalada e ainda teremos um portaledge montado a cerca de 80mt de altura para visitação de escaladores é claro!
             Estaremos escalando desde as 6h da manhã!  Venham cedo pois a partir das 13h o sol castiga! Não se esqueçam do protetor solar, lanche e água fresca com sobra!            Você esta mais que convidado!

            Aqui a competição é de quem se diverte mais!

           Venha se divertir com a gente!

          
           Duvidas ou informações adicionais só chamar....
           Thiago Medina - (32) 98887-1977 

Um comentário:

  1. Top Thiago!
    Vamos nos divertir muito nestas paredes!
    Never Stop Climb!
    Rodrigo
    escaladasjf

    ResponderExcluir